sexta-feira, 10 de junho de 2011

Avaliação da aprendizagem Escolar

Avaliar: do latim a -valere: significa dar valor; atribuir um valor ou uma qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ação. Implica posicionamento positivo ou negativo.
A avaliação acompanha todo o processo de aprendizagem e não só um momento (prova, trabalho), é um instrumento contínuo para o educando e todos os participantes. O processo de avaliação se coloca como elemento integrador e motivador e não como uma situação carregada de ameaça, pressão ou temor. Há a necessidade do registro das informações relativas ao desempenho do aluno. Podem ser usados vários instrumentos nesse processo de acordo com os objetivos e situações, a prova é apenas uma delas.  
No decorrer do estudo identificamos alguns equívocos que se fazem presentes no processo avaliativo do cotidiano escolar: Avaliar unicamente como ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos; Utilizar a avaliação como recompensa ou punição; Dispensar avaliações parciais no decorrer das aulas; Rejeitar as medidas quantitativas de aprendizagem em favor de dados qualitativos: Aceitar apenas dados quantitativos ou qualitativos
Avaliar surge da necessidade de o educador acompanhar o nível de desenvolvimento do educando, detectar suas necessidades e dificuldades, com a finalidade de buscar os caminhos mais adequados para o trabalho pedagógico objetivando uma aprendizagem de qualidade. O educador deve organizar situações didáticas que atendam essas necessidades de aprendizagem do aluno, já que o objetivo da avaliação é aprovar o aluno e não reprová-lo. Tem de estar presente durante todo o processo de aquisição, problematização, recriação e elaboração do saber, não tendo mais apenas o objetivo de atribuir notas e conceitos. Hoje se avalia o educando para ensinar melhor.
 A avaliação escolar é um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.
Atualmente alguns autores, colocam novas concepções que constituem o processo avaliativo, as quais fundamentam o novo olhar para a educação:
- Sacristán com base em Cronbach,e Stufflebeam afirma: “a avaliação tende a ser entendida como o recurso para proporcionar informação sobre os processos, que deve ser valorizada depois, para ajudar  os que dirigem ou intervêm nos mesmos ao tomar decisões. Ou seja, avaliamos para obter informação sobre como  transcorre  o processo de ensino-aprendizagem (2000,302); Ainda Sacristán (2000, 302).“ A avaliação adotou o sentido de ser um julgamento de valor que recai sobre algo, prévia descrição da realidade observada, ressaltando a qualidade de ser um processo de valorização que considera circunstâncias do objeto avaliado e critérios de valor” Ou seja, “avaliação (...) processo por meio do qual os professores, já que são eles que a realizam, buscam e usam informação de numerosas fontes para chegar a um julgamento de valor sobre o aluno/a em geral ou sobre alguma faceta em particular do mesmo” (SACRISTÁN, 2000,p.302).
- Cipriano Luckesi (1990) “apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino- aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”. “A apreciação qualitativa desses dados, através da análise de provas, exercícios, respostas dos alunos, realização de tarefas etc., permite uma tomada de decisão para o que deve ser feito em seguida”.
- Para Rays (2005): “A avaliação da aprendizagem escolar, surge nos meios educativos, da necessidade do educador acompanhar os nível do desenvolvimento do educando, detectar suas necessidades e dificuldades para o processo de aprendizagem, com a finalidade de buscar os caminhos mais adequados para o trabalho pedagógico e para a aprendizagem do educando”. “O resultado da avaliação da aprendizagem é um elemento pedagógico precioso para o replanejamento do ensino e para sugerir ao aluno com dificuldades de aprendizagem em determinadas unidades de ensino, caminhos alternativos para a aprendizagem de qualidade.”
Avaliar consiste em considerar a relação mútua entre os aspectos qualitativos e quantitativos, de acordo com os objetivos propostos. Vamos sintetizar algumas características importantes da avaliação escolar.
- Reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos;
- Possibilita a revisão do plano de ensino;
- Ajuda a desenvolver capacidades e habilidades;
-Voltar-se para a atividade dos alunos;
-Ser objetiva;
-Ajuda na auto-percepção do professor;
-Reflete valores e expectativas do professor em relação aos alunos.
Funções da avaliação:
Pedagógico-didática: refere-se à relação entre objetivos e processo de ensino.
Diagnóstico: identifica progresso e dificuldades dos alunos.
Controle: se refere aos meios e à freqüência das verificações visando acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos.
Para realizar a avaliação, o educador faz uso de instrumentos e procedimentos diversificados: Prova escrita dissertativa; Prova escrita de questões objetivas; Questões para completar; Questões com colunas para corresponder; Questões de múltipla escolha; Questões com respostas curtas; Questões de interpretação de texto;Questões de ordenar; Questões de identificar partes; E ainda temos a observação e anotações do professor e a entrevista para conhecer o saber do senso comum dos educandos e o seu contexto.
A avaliação é o processo de tornar consciente a aprendizagem, pela seleção dos significados. Pode ser externa ou interna, como no caso da auto-avaliação. Esta é uma pratica inovadora, a qual permite uma tomada de consciência do educando e do educador, o primeiro de seu desempenho e dificuldades e aprendizagens a serem alcançadas, e o segundo como forma de avaliar a sua prática e refazê-la cada vez melhor.
Então avaliação se determina em considerar todos os elementos do processo educacional, as falas dos educandos, os trabalhos, as aprendizagens frente às temáticas, os questionamentos... Com está prática será possível, direcionar o melhor caminho para repensar e refazer a prática pedagógica buscando a qualidade da aprendizagem.
Para refletir: “A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos e dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre a qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.” (LIBÂNEO, 1992, pág.195)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1990.
RAYS, Oswaldo Alonso. Didática escolar crítica. ( versão preliminar). Santa Maria, 2005.
SACRISTAN, Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

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