domingo, 19 de junho de 2011

O caminho da água

OBJETIVOS
·         Promover o conhecimento a respeito do processo, que a água percorre até chegar nas nossas águas.
·         Relembrar a importância da água na nossa vida e o porque devemos preservá-la.
·         Oportunizar estudos e a aprendizagem de novas palavras.
·         Promover ajuda mútua e o trabalho em grupo.

DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos a aula com as atividades de rotina. após colocaremos em questão e debate, a temática água, o que pensam, qual a sua importância para nossa vida e de todo o meio ambiente. E como será que ela chega até nossa casa? Será que ela vem igual a água do rio, ou sofre processos de tratamento?
Terminada a discussão, faremos a seguinte atividade em pequenos grupos:
O CAMINHO DA ÁGUA
Já que os rios, que cercam as cidades e as abastecem estão em sua maioria poluídos, faremos em painéis seguindo os seguintes passos.
1.            Colar sucatas no cartaz para representar a água poluída, e pintarão com guache da cor que acharem conveniente, para tal.
2.            Pintar rolinhos de papel higiênico de branco. Eles serão os canos por onde  a água vai para a estação de tratamento, e depois para as cidades, residências, escolas, estabelecimentos, etc.
3.            A estação de tratamento será representada por uma “casa” construída com caixas de leite encapadas e pintadas a gosto, e coladas com cola quente e papelão para o telhado.
4.            Explicarei como é o processo de tratamento da água, que envolve muitas fases e procedimentos, que o seu custo é muito caro e ainda exige a adição de muitos produtos para seu melhoramento e saúde das populações.
5.            As casas, prédios e outros que os alunos quiserem construir serão feitos com material alternativo, e os canos saindo das casas, levarão a água agora utilizada e suja, para as fontes de água novamente.
Conversaremos que esse processo não necessitaria de tantos gastos se a população não poluísse tanto as fontes de água.
Faremos em grupo cartazes com desenhos e dicas de como podemos não desperdiçar água, e qual a sua importância na nossa vida e de todo o ambiente.
Aqueles que estão fazendo tentativas de escrita ajudaremos, e os que ainda estão em processos diferenciados escreverão determinadas palavras, com nosso auxilio. Os cartazes serão expostos nos corredores da escola.
Poderemos discutir se for do interesse da turma fazer uma visitação, a uma fonte de água próxima da escola se houver, e depois a estação de tratamento da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário